• 11 98416-6961
  • raquel@assessoriadr.com.br

Como averbar um imóvel?

AVERBAR IMOVEL

Como averbar um imóvel?

Saiba como averbar seu imóvelquando é preciso realizar o registro e onde é feito nesse artigo.

Embora muitos saibam da sua importância, é comum ainda encontrarmos imóveis que possuam problemas em sua documentação, como por exemplo, a falta do registro da escritura, construções de caráter irregular entre outros.

O que é Averbação?

Averbação é o ato ou efeito de averbar, anotar, registrar. Averbação modifica o teor do registro, e é feito por determinação judicial, e esse procedimento dá publicidade, eficácia e segurança aos atos jurídicos.

(Disponível em “<significados.com.br>”. Acessado em 27/02/2017 as 23:20)

 

Normalmente as pessoas confundem o significado de averbação com registro. Mas a diferença entre registro e averbação é que o registro serve para registrar atos translativos ou declaratórios e a averbação tem por objetivo alterar ou excluir o ato de registro.

Averbar um imóvel é como se fosse “a oficialização do mesmo”. Trata-se de uma atualização de informações que ocorreram no registro do imóvel.

Averbar imóvel – casa ou apartamento

Quando realizamos a compra e venda, construção, demolição ou qualquer outro tipo de alteração no imóvel, é preciso recorrer também às alterações em sua documentação e realizar o registro de averbação.

O primeiro passo é lavrar a escritura de compra e venda, mas para que isso possa ocorrer de maneira eficiente é preciso que ela seja averbada.

O processo é feito no próprio Cartório de Registro de Imóveis, onde será atestado quem é o proprietário legítimo.

Toda e qualquer alteração que seja ligada a sua situação como proprietário e ao imóvel deve ser mantida de maneira atualizada.

Por exemplo, se você realizou a compra de um empreendimento sendo solteiro e se casou recentemente, é preciso que seja feita uma nova visita ao cartório para atualizar o histórico do registro.

Outro exemplo é se caso você tenha realizado a compra de um terreno anos atrás e finalizou a construção de uma casa nele, há a necessidade de de averbar o imóvel.

De maneira resumida tudo isso é chamado de averbação.

É dessa maneira que o seu imóvel, independente do tipo de construção, possuirá um histórico autêntico, possibilitando que seja possível realizar a solicitação de uma matrícula, ou seja, relação de forma sequencial de todos os registros ou averbações que foram realizadas a ele.

Isso permite constatar quem é o proprietário legítimo, condições reais do imóvel, tipo de construção e se de fato ela existe, etc.

 

Como averbar um imóvel

A averbação de imóvel é realizada no Cartório de Registro e seu custo geralmente é informado mediante uma análise do que será efetivamente averbado. 

Abaixo segue a lista dos documentos para a averbação de construção ou ampliação de construção. Confira:

  • Requerimento do interessado, com firma reconhecida, dirigido ao Oficial de Registro de Imóvel da localidade do lote, solicitando a averbação da construção;
  • Habite-se, expedido pela Prefeitura do seu município, que serve para comprovar que aquele imóvel pode ser habitado;
  • Certidão de conclusão da obra, expedido pela Prefeitura, informando o número oficial dado à casa construída, bem como a metragem da sua construção;
  •  Certidão Negativa de Débito (CND), emitida pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

CONCLUSÃO

A averbação de imóvel é um procedimento obrigatório e extremamente importante, pois esse documento é responsável por identificar quem é o legítimo proprietário do imóvel. 

Toda e qualquer alteração que venha ser realizada no imóvel precisa ser adicionada ao registro do imóvel, para assim mante-lo com todas as informações atualizadas e resguardar para que toda a ação que venha a ser feita nele esteja dentro da lei.

Outro ponto importante a destacar é que você encontrará alguns transtornos para realizar a compra e venda de um imóvel que não esteja com a averbação em dia.

 

Averbar o seu imóvel é uma das formas de garantir segurança e valorização do seu bem ao se preservar os direitos que envolvem tanto o imóvel como as pessoas interessadas nele. 

Agora que você já sabe a importância de averbar um imóvel, segue alguns modelos de Requerimento para Averbação no Registro de Imóveis disponíveis para download via GOOGLE DRIVE.

CLIQUE AQUI PARA DOWNLOAD

 

Precisa Averbar um imóvel?

Preencha o formulário abaixo e solicite contato. É rápido, fácil e seguro!





Artigo escrito para tirar as principais dúvidas sobre Averbação de Imóvel | Alvará de Construção | Averbação de Construção | O que é Averbação de Imóvel | Como Averbar um imóvel | Averbação Imóvel Valor
Como averbar um imóvel?
4.5 (90%) 6 votes
Raquel de Fátima

Empresária. Especialista em aprovação de projetos de prefeitura. Fundadora da D&R Assessoria e Legalização Imobiliária.

6 comentários a “Como averbar um imóvel?

Maria Moreira da Rocha LeitePublicado em  4:53 pm - Nov 21, 2017

Meu imovel é registrado com 99 m2 e sou isenta de IPTU, No entanto ao longo dos anos, o imóvel foi ampliado aos poucos e , hoje encontra-se com 290m2. Minha duvida é como faço para averbar esses 190m2 e qual o custo que eu tenho que pagar?

    Raquel de FátimaPublicado em  12:37 am - Nov 22, 2017

    Boa noite Maria,

    Para te passar informações mais exatas preciso analisar melhor o seu IPTU e a sua matrícula e preciso saber em qual cidade está localizado o imóvel.

    Vou deixar meu telefone se puder me liga ou enviar uma mensagem pelo whatsapp terei o maior prazer em responder as suas dúvidas.
    Abraço
    Raquel de Fátima

AdrinaoPublicado em  4:29 pm - Nov 22, 2017

Boa tarde gostaria de saber quais são os documentos necessária para averbação valor venal certidão negativa de debito e outro que não sei qual é que é tirado na receita federal ?

RogérioPublicado em  4:46 am - Nov 24, 2017

Boa noite. Sou divorciado e fiquei com o apartamento ao qual constava o nome dos dois na escritura. Preciso averbar para constar somente o meu nome. Quais são os documentos e valores a serem pagos ao cartório. Atenciosamente

    Raquel de FátimaPublicado em  1:59 pm - Nov 27, 2017

    Boa tarde Rogério,
    O seu apartamento está localizado em qual cidade??
    Vou deixar aqui o número do meu telefone celular 011 98416-6961
    Se achar mais fácil pode entrar em contato comigo pelo whatsapp.

    Obrigada pelo contato.

    Raquel de Fátima

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: