O que você precisa saber antes de comprar um imóvel usado

Ao se comprar um imóvel usado, é absolutamente comum ficar cheio de duvidas e incertezas.

Mas saiba que eles podem ser ótimas opções, principalmente para quem tem pressa em mudar ou deseja aproveitar uma boa oportunidade de negócio.

Porém, antes de tomar a decisão final é essencial levar em consideração alguns pontos importantes, que podem ser determinantes da hora de efetuar um bom negócio, e claro, não se arrepender depois.

Fazer uma avaliação minuciosa e criteriosa na construção do empreendimento, como rachaduras e infiltrações é um dos pontos chaves, bem como analisar a localização, vizinhança e os meios de transportes e comércios.

 

Não erre na hora de comprar um imóvel usado!

Se você deseja optar pela compra de imóvel usado, é natural que também se encontre com algumas duvidas muito comuns, como:

  • Onde posso comprar?
  • Será que vale realmente a pena investir em um apartamento mais  antigo?

Para que você não fique mais perdido, saiba que é preciso ficar atento com relação a alguns fatores que podem influenciar drasticamente na avaliação do imóvel.

Confira a seguir algumas dicas e critérios que podem auxiliar na hora de escolher o imóvel ideal para você:

 

  • Analise a localização, a vizinhança e meios de transporte. Outro ponto importante que vale a pena considerar é checar os serviços públicos e o comércio mais próximo, como padaria, hospitais e também bancos, Se você prefere locais mais tranquilos, feiras e casas noturnas próximas  podem ser considerados pontos negativos.
  • Faça uma avaliação detalhada da construção do imóvel, verificando se existem possíveis rachaduras ou infiltrações. Procure observar, caso seja prédio ou condomínio, como é feito o procedimento de limpeza e também manutenção das áreas comuns.
  • Pesquise e tenha atenção com relação à saúde financeira do condomínio para que não se deparar com possíveis surpresas desagradáveis, como, por exemplo, as cotas extras, inadimplência e obras que estejam em andamento. Se a sua opção é um apartamento, procure checar também se por acaso o prédio está passando por algum tipo de reforma. Se estiver, consulte o prazo.
  • Um fator de peso é conferir detalhes como a iluminação e ventilação direta dos comodos. Procure realizar visitas em diferentes horários para verificar o comportamento da luz do sol e saber como é o fluxo de carros na rua em frente e no estacionamento do condomínio. Esse tipo de ação também vale para casas!
  • Faça uma boa avaliação das portas e pisos. Caso haja certo acumulo de pó, principalmente nos itens de madeira, pode ser um forte indicio de cupim. É normal que algumas regiões sejam mais afetadas por esse tipo de problema, por isso, é fundamental que se faça uma dedetização periódica e se possível antes de mudar, para que nada atinja seus móveis! Caso o imóvel já possua armários, também faça uma avaliação, checando as portas, dobradiças, prateleiras, fechaduras, etc.
  • Caso haja, verifique a caixa de disjuntores, as tomadas e interruptores do local. Confira também se há resíduos de superaquecimento, manchas escureciidas, fios retorcidos ou algum isolamento danificado. Os Imóveis mais antigos podem não estar devidamente preparados para receber a demanda de aparelhos eletroeletrônicos utilizados nos dias de hoje. Se possível, converse com um profissional que seja de sua confiança para fazer uma avaliação de todas as condições elétricas.
  • Procure acionar todas as torneiras, chuveiros e válvulas para se certificar como está a situação do encanamento. Se por acaso a água apresentar uma coloração de tom mais avermelhado ou turvo, provavelmente pode ser por conta da tubulação antiga ou também por falta de manutenção do reservatório.
  • As infiltrações podem ser facilmente detectadas pela cor mais escura das paredes e teto, portanto dedique certo tempo para essa analise!
  • Quanto maior for a segurança, melhor! Quando for comprar um imóvel usado, durante a visita, procure observar a maneira como é abordado na portaria, facilidade de acesso, etc. Um condominio com portaria física 24 horas, ante-câmera e sistema de vigilância monitorada proporcionará muito mais tranquilidade e proteção a todos os moradores. Caso a sua opção seja casa, procure saber como é o movimento na rua nos diferentes horários, se há vigilância noturna na rua e demais pontos. Procure conversar com os vizinhos para saber como é a questão de segurança no local.

Tomando essas pequenas, porém importantes atitudes, certamente na hora de comprar um imóvel usado você estará mais protegido de realizar um mau negócio!

 

O que você precisa saber antes de comprar um imóvel usado
Avalie este post

Deixar uma resposta