Conseguir visualizar o final de um projeto, antes mesmo de começá-lo é uma tarefa extremamente difícil e que normalmente só mesmo os arquitetos, engenheiros e designers conseguem fazer essa leitura. Fato é, que a partir dessa dificuldade, surgem diversos aparatos arquitetônicos e tecnológicos que facilitam a execução de dessas ideias e principalmente, auxiliam os envolvidos na obra e os próprios clientes a visualizarem o que está sendo planejado para ser entregue ao final. É nesse contexto que surge o memorial descritivo.
Quando se fala em construção civil e dos projetos, logo se imagina plantas baixas, projetos em 3D, renderizações e diversas outras representações daquilo que irá parecer com o resultado final. Normalmente, nessas demonstrações você acaba tendo uma ideia geral do local, mas dificilmente tem uma visão detalhada de como ele estará disponibilizado em relação a localização, materiais que serão utilizados e diversas outras informações essenciais, não só para o projeto, mas também para a execução dele.
É justamente para suprir essa demanda que surge o memorial descritivo, com o intuito de trazer mais informações complementares para o cliente, e também auxiliar no desenvolvimento da obra pelos profissionais designados.
Confira abaixo um pouco mais a respeito da elaboração de projetos arquitetônicos e sobre o que é memorial descritivo e quais os seus principais tipos.
O que é memorial descritivo?
O memorial descritivo é um documento previsto por lei que deve ser produzido antes do lançamento de um novo empreendimento. Nesse documento você encontrará uma descrição informativa e detalhada do projeto e que será utilizada como base para o início das obras, mas ele pode acabar sofrendo alterações durante o projeto, mas é determinado por lei que em todos os projetos exista isso.
Além do mais, é bastante complexo a ideia de que com a inexistência de um memorial descritivo, o profissional que realizará o serviço na obra, não saberá diversas informações a respeito da ordem de execução e também outras informações mais “básicas” como a de materiais utilizados.
Quais são os tipos de memorial descritivo?
O memorial descritivo serve em grande parte dos casos como um documento que permite a visualização prévia da execução do projeto, mas é também um ótimo recurso de proteção legal, tanto do cliente, quanto das construtoras. Uma vez que lá você consegue conferir quais foram os materiais previstos para serem utilizados, incluindo seus modelos e marcas, caso exista algum problema na entrega do projeto, a empresa tem isso como uma garantia daquilo que estava previsto para ser executado.
Já pelo lado do cliente, analisar o memorial descritivo é fundamental para conseguir confirmar se tal empresa ou projeto propõe algo realizável e, principalmente, confiável e real. Por isso, conferir o memorial deve ser um procedimento padrão para todos os possíveis clientes na compra e venda de imóveis.
Apesar disso, existem diversos tipos de memoriais descritivos distintos, já que ele é necessário em diversas situações diferentes, e acaba recebendo um novo nome, de acordo com a sua funcionalidade, com será possível ver a seguir. Confira quais são os tipos de memoriais descritivos que você poderá se deparar.
1. Residencial
Nesse caso, o memorial descritivo residencial tem como intuito detalhar e auxiliar na realização do projeto arquitetônico para uma residência, seja ela casa ou apartamento.
2. Comercial
Já o memorial descritivo comercial possui as mesmas características que o residencial, mas é utilizado para projetos de ambientes corporativos. Alguns dos exemplos onde esse tipo de memorial é utilizado são: mercados, lanchonetes e lojas de quaisquer ramos.
3. Piscina
Existe uma complexidade consideravelmente grande para que possamos realizar a construção e uma instalação de piscina, devido a necessidade comum de verificar a “acessibilidade” do local para receber a piscina. Portanto, é necessário um detalhamento exclusivo para essa área.
4. Desmembramento
Se enquadra como memorial descritivo de desmembramento, o detalhamento realizado quando existe a necessidade de dividir o reestabelecer um lote de terreno ou alguma outra área em específico.
5. Unificação
Contrariando o tipo anterior, o memorial descritivo de unificação, é o detalhamento de área ou terreno realizado quando há uma unificação de um ou mais lotes de terreno e transformados em apenas um.
6. Demolição
É necessário sempre que seja realizado um memorial descritivo quando há a necessidade de realizar modificações significativas nas estruturas de um prédio, caso ou afins. Na hora de realizar uma demolição, assim como na hora de construir, é necessário que seja formulado um documento de detalhamento do espaço. Esse documento é conhecido como memorial descritivo de demolição.
7. Tanque e fossa de esgoto
Nesse caso, o memorial dedutivo é costumeiramente formado de desenhos e ilustrações. Ele só é necessário, quando existe uma indisponibilidade de acesso ao recurso de saneamento básico, oferecido pelo estado. Então, caso você necessite elaborar um sistema especial de esgoto, esse documento se fará necessário.
O que deve conter em um memorial descritivo?
O memorial descritivo deve apresentar detalhamento de diversos aspectos, desde a localização do imóvel ou terreno, até mesmo sobre quais os materiais que deverão ser utilizados na execução do projeto. Com isso, confira abaixo o que não pode faltar em um memorial descritivo completo.
- Localização da obra;
- Proprietário;
- Detalhamento de cada etapa da construção;
- Alvenaria;
- Acabamento;
- Qual o conceito por trás do projeto do projeto;
- Quais foram as normas adotadas para a realização dos cálculos;
- Quais são as premissas básicas adotadas durante o projeto;
- Quais são os objetivos do projeto;
- Detalhamento dos materiais que foram empregados na obra;
- Outros detalhes que podem acabar sendo importantes para o entendimento completo do projeto.
Agora que você já conhece tudo a respeito sobre o que é memorial descritivo e quais são as aplicações práticas dele. É importante que você saiba que ele é determinado por lei, então qualquer um pode pedir, à construtora, o memorial descritivo de um edifício ou outro imóvel qualquer que esteja à venda. Desse modo, faço o convite para que você conheça a Assessoria DR. Atuando de maneira especializada em Regularização de Imóveis e Aprovação de Projetos na Prefeitura, a empresa realiza todo o processo de aprovação com a prefeitura. Para saber mais, acesse o site.