DESMEMBRAMENTO
Os processos de desmembramento ou unificação de determinadas áreas podem ser executados em terrenos que estão totalmente regularizados.
É muito comum encontrar imóveis que apresentam duas ou mais matrículas, nesses casos é importante que os proprietários iniciem um processo para a unificação dos imóveis, assim como a solicitação para a liberação de alvarás e licenças junto a órgãos públicos.
Esses casos também se aplicam quando se pretende realizar a divisão de um terreno em dois ou mais lotes. Caso contrário o imóvel pode estar sujeito às penalidades presentes nas leis do município.
Eles são executados de maneira burocrática quando surge a necessidade de alteração na configuração inicial do lote, quer seja para a sua expansão ou divisão.
Diante da necessidade de compreensão de como são realizados ambos os processos, nesse artigo você encontrará tanto informações referentes ao que são o desmembramento e unificação de uma área, como o limite mínimo para o desmembramento de um terreno e como você pode dar início ao processo junto ao cartório.
O QUE É DESMEMBRAMENTO?
O desmembramento e a unificação são dois processos distintos que podem ser realizados em uma determinada área.
Para a sua execução é preciso iniciar um processo burocrático junto ao órgão público do seu município. Mas antes disso, é necessário que você compreenda qual a diferença entre ambos:
DESMEMBRAMENTO
O desmembramento de uma área consiste na divisão da mesma em lotes de dois ou mais lotes, ou seja, o terreno é subdividido e/ou desmembrado.
No entanto, para que esse processo seja executado é preciso entrar com um pedido para a autorização da obra junto a prefeitura, assim como a apresentação de um planejamento que esteja totalmente legalizado.
Nesses casos é imprescindível a contratação de um profissional capacitado para que sejam realizados os estudos do terreno em questão, assim como o levantamento de dados de âmbito topográfico e os croquis, por exemplo.
É o profissional que irá adequar o planejamento da área de acordo com o que é solicitado pelo órgão público para a sua autorização, incluindo pormenores como as dimensões mínimas de cada lote.
É importante ressaltar que é a prefeitura que irá especificar quais dados e dimensões serão necessárias para que seja realizado o zoneamento.
Sendo assim, não há uma solicitação padrão e é preciso que o profissional e proprietário estejam atentos as informações e documentos que deverão constar no pedido de autorização para desmembramento de uma área.
UNIFICAÇÃO
Em contrapartida, a unificação de áreas consiste na união de dois ou mais lotes com o intuito de expandir o terreno.
Assim como no caso anterior, os lotes deverão estar totalmente legalizados para que seja dado início ao processo de mudança das características do terreno em questão.
Nesse sentido, não só é possível unir diversos lotes, como o processo é totalmente legal.
Após a compra dos terrenos que se deseja unir, é preciso contratar um profissional capacitado para garantir que a unificação da área seja correta e de acordo com os levantamentos topográficos.
É preciso que tanto o profissional em questão quanto o proprietário entrem com um processo junto a prefeitura para solicitar a autorização da unificação, assim como o devido registro em cartório da área.
Com a unificação será preciso solicitar um novo registro da área unificada, além da escritura na qual devem constar todas as dimensões atuais do lote.
É válido ressaltar que para que esse processo de unificação seja legalizado, é preciso realizar um planejamento prévio, algo que pode se tornar muito burocrático, sobretudo no que se refere aos documentos solicitados no cartório e órgão público do município.
QUAL ÁREA MÍNIMA PARA FAZER DESMEMBRAMENTO?
Quando se trata do desmembramento de uma área, é preciso que o proprietário esteja ciente das leis em vigor, sobretudo as municipais.
De maneira geral, a área mínima que pode ser desmembrada não pode ser inferior a 720 metros quadrados. Nesse sentido, os lotes devem ter no mínimo 125 metros quadrados, de acordo com a Lei Federal de nº 6. 766, no que se refere a perímetros urbanos.
COMO FAZER UM DESMEMBRAMENTO NO CARTÓRIO?
Para que seja dado início ao processo de legalização do desmembramento ou unificação de uma determinada área no cartório, é preciso que tanto o proprietário quanto o profissional responsável pelo planejamento do terreno unificado ou desmembrado, apresentem no cartório os seguintes documentos:
- Planta original aprovada, tendo como prazo de validade de 180 dias;
- Plantas originais das áreas antes e depois da unificação (em caso de unificação);
- Memorial descritivo, no qual deve constar a área remanescente e a que foi desmembrada, assinado tanto pelo proprietário quanto pelo profissional responsável pelo projeto;
- Memorial descritivo das áreas antes e depois da unificação (em caso de unificação) devidamente assinado pelo proprietário e responsável técnico;
- Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e/ou Registo de Responsabilidade Técnica (RRT). Ambos devem ser assinados pelo profissional responsável, com firma reconhecida em cartório;
- Guia de ART ou RRT paga;
- Requerimento com informações dos proprietários e assinado pelos mesmos com firma reconhecida;
- Cópias autenticadas de carteira de identidade e do CPF do representante e/ou requerente.
É válido ressaltar que para realizar o desmembramento de um lote, é preciso realizar o processo administrativo acima citado, sem a apresentação dos documentos do proprietário e do próprio lote será inviável a legalização do terreno.
Tão importante quanto esses documentos é a contratação de um engenheiro, que deverá elaborar os planos e observar todas as recomendações indicadas pelo órgão público. Caso contrário a obra estará sujeita a multas e demais tipos de penalizações.
Como podemos observar ao longo do artigo, a unificação dos terrenos também devem passar por um processo administrativo junto ao órgão municipal.
No entanto, a diferença do caso anterior, nesses casos é preciso que as matrículas de ambos os lotes sejam unificadas em apenas um registro.
De maneira geral, ambos os processos burocráticos exigem que os terrenos sejam mensurados e que seja elaborada uma planta topográfica e o memorial descritivo tanto na unificação quanto no desmembramento.
Orçamento fazer Desmembramento Terreno em Cotia
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23 respostas
Voces estão localizados em São Paulo? Se sim qual a região.Grato Marcos
Boa tarde Marcos,
Estou localizada na cidade de Cotia a 25 km da capital de São Paulo.
Mas atuo na na região São Paulo.
Boa tarde. Tenho a escritura e agora vou fazer o desdobro. A duvida é se após o desdobro preciso fazer uma nova escritura?
Boa noite Lídia,
Não apos o desdobro você terá uma nova matrícula.
no caso de unificação, deve fazer no cartório primeiro e depois na prefeitura? ou vice-versa?
Olá,
Eu e o meu irmão recebemos um terreno por doação de herança (50% para cada um). Agora iremos desmembrar o mesmo em duas partes. É possível o meu irmão estar incluindo o nome da sua esposa na parte referente a ele? Eles são casados pelo regime de separação parcial de bens. Na escritura pública de doação o meu pai doou apenas para mim e para o meu irmão ( já casado).
Grata
Boa tarde
Qual o custo de unificacao de dois lotes de 400m cada na cidade de indaiatuba? E qual o prazo
boa tarde
quero fazer um desdobro, mais queria saber o modelo de desenho e memorial que deve ser apresentado , é para a regiao de cotia
boa tarde
quero fazer um desdobro, mais queria saber o modelo de desenho e memorial que deve ser apresentado , é para a regiao de cotia
Boa tarde, gostaria de um orçamento pra desmembrar um lote em cotia.
Bom dia vai dar da situação da irregularidades
Olá Raquel, preciso unificar 2 lotes de 300mts2 cada em Vila Velha /ES. Peço a gentileza, mesmo que fora da sua área de atuação, me passar uma noção de quanto seria meu desembolso financeiro. Obrigada.
Boa tarde Bianka,
Agradeço seu contato mas não consigo te passar valores pois as taxas e procedimentos mudam de um estado para outro, aconselho a procurar uma profissional da sua região.
Atenciosamente,
Raquel de Fátima.
Olá Daniel te passo orçamento na segunda feira
bom dia estou interessada em compra dois terrenos, porém, cada um pertence a donos diferentes e fiquei sabendo que são terrenos lindeiros, gostaria de saber o que faço em relação ha isso. compro ou não? quais procedimentos tenho que realizar?
Keisiane Boa tarde!
Não tenho como opinar se deve ou não comprar o terreno por não conhecer a região onde tem a pretenssao de comprar o terreno.
Conselho a procurar um profissional dessa região e solicitar um consultoria.
Ola boa noite.
Tenho um terreno RURAL e ao lado dois terrenos URBANOS, os três com matriculas diferentes, posso unificar os três?.
Obrigado.
Bom dia Raquel
Meu nome é Francisco
Tenho uma dúvida para declaração de IR 2020 se puder me ajudar ficarei muito grato
Comprei uma casa em set/2013 com área total de 154 m² no valor de 60.000,00. Em nov/2013, comprei um terreno lindeiro com 54m² no valor de 4.000,00, todos com escritura particular de compra e venda. Em junho de 2019, levei para regularização no cartório, fui informado que poderia registrar os dois imóveis juntos, então foi feito, o imóvel total foi avaliado pela municipalidade em 70.000,00, para cobrança de ITBI, informado na escritura pública e averbação. para declaração 2020, já verifiquei a lei no meu caso não é muito clara, devo dá baixa no terreno colocar 0,00 em 2019 e unificar o terreno no terreno da casa e somar os dois valores e colocar 64.000 como valor de aquisição, ou devo fazer o ganho de capital atrasado juntando 64.000,00 mais emolumentos, que somados dá 69.569,00 e colocar 70.000,00 no valor atual e pagar o imposto em cima da diferença ? lembrando que fui fazer a simulação do GCAP e ficou pedência no adquirente pois não houve mudança de proprietário.
Boa tarde Francisco,
Muito obrigada pelo seu contato.
Minha especialidade e na regularização e na documentação do imóvel.
Em relação IR 2020 aconselho a procurar um contador para te passar informações mais precisas.
Atenciosamente,
Raquel de Fátima.
Bom dia,
Para aprovar o projeto arquitetônico de um condomínio que abrange 2 terrenos, é necessário unifica-los antes ?
Não teria nenhuma casa que ficasse simultaneamente sobre 2 terrenos. Todas teriam sua área em um único lote. Apenas a via de acesso que ficaria 50% em cada um dos lotes.
Boa tarde Pablo,
Precisa analisar a legislação do município e do condomínio.
Para verificar como poderia ser feito a aprovação do projeto
Boa noite.
Tenho um inquilino que aluga o meu imóvel e de um terceiro. A prefeitura quer unificar os dois IPTU , mas são proprietários distintos, somente o mesmo inquilino, é obrigatório fazer?
Boa tarde Natasha,
Se tiver documento de propriedade atestando que o imóvel pertence a proprietários diferentes a prefeitura não poderá exigir a unificação dos lotes.
mas para responder essa questão com mais precisão o ideal e analisar toda a documentação e entender porque prefeitura quer unificar esses lotes.