Você sabe como fazer o desdobro de um terreno e quanto custa? Veja aqui

Categorias
Pesquisar
Como fazer o desdobro de um terreno e quanto custa

Introdução de desdobro de um terreno

Como fazer o desdobro de um terreno e quanto custa? Encontrar um tamanho ideal de terreno já é muito difícil, não é? Agora, encontrar um terreno com tamanho ideal para realizar o desdobramento é uma tarefa um pouco mais difícil! Por isso, muitas construtoras passaram a realizar os desdobramentos como um serviço oferecido a proprietários de terrenos. A prática, hoje, é muito comum.

Afinal, acima de tudo, esta é uma prática interessante para o proprietário, pois ela busca otimizar espaços e fazer com que seu terreno seja bem distribuído para que você possa realizar seus trabalhos, tarefas e demais ações de uma forma confortável. E mais: o processo de desdobramento de terreno pode ajudar a prevenir doenças que possam aparecer no local! É um investimento a ser bem pensado e executado, não é?

Mas, no fim das contas, você sabe o que é um loteamento? Se não sabe, não se preocupe! Neste texto, vamos explicar mais sobre o que é o loteamento, como fazer o desdobro de um terreno e quanto custa. 

Como fazer o desdobro de um terreno e quanto custa
Para o processo de desdobro de um terreno, é necessária uma série de burocracias. | Foto: Freepik.

O que é o desdobro de terreno

O desdobramento de terreno, de forma simplificada, é o parcelamento, ou a divisão do terreno. É um processo que acontece de forma regulamentada, e é registrado em fontes oficiais do governo que cuidam do setor de loteamento e registro de imóveis, mas não envolve a abertura de novas estradas e terrenos ou sua ampliação. É uma divisão de terrenos já pré-existentes.

O desdobramento faz que uma grande terra se torne uma quantidade de terras menores, que ocupam o mesmo terreno. É importante dizer que essa divisão possui uma área mínima de divisão, que não pode ser ultrapassada. Por isso, é importante consultar quais são as métricas vigentes.

O loteamento parcelará o terreno e terá de ser registrado no registro de imóveis competente, portanto deve ter também uma rua oficial para registro. 

O processo de divisão em massa, ou o desdobramento de terreno também vai envolver a separação e envio de vários documentos Esses documentos podem ser solicitados pelos órgãos públicos a qualquer momento, para que o terreno seja completamente regularizado. É nessa hora que algumas empresas e construtoras entram em ação. Por ser um processo burocrático, muita gente acaba buscando ajuda para fazê-lo.

Algumas pessoas sentem mais segurança em buscar por serviços profissionais do que ao realizarem o processo completamente sozinhos. De fato, as empresas podem garantir um processo mais ágil, e já sabem quais métodos utilizar para conseguirem aprovação da prefeitura nos loteamentos. Então, se você não se sente seguro sobre quanto custa o desdobro de um terreno, tudo bem buscar ajuda. 

Para que serve o desdobro de terreno e como é feito

Algumas normas e regras permitem que os proprietários dividam os terrenos de maneira formal e legal em dois ou mais lotes municipais. Isso pode acontecer por meio de documentos pessoais, que tramitam na Prefeitura e no Registro de Imóveis.

Para conseguir a aprovação, o principal requisito é que os proprietários possuam uma escritura oficial do terreno em seu nome, inscrita no registo predial, ou seja, a área precisa ser realmente do indivíduo sob as regras prescritas em lei. Do contrário, não será autorizado o desdobro.

Caso o terreno não esteja oficialmente em seu nome, será necessário normalizar, regularizar a situação do terreno para fazê-lo. Buscando sempre os reconhecimentos dos direitos de propriedade por meio de escrituras públicas ou por sentenças de usucapião. Nada que não seja comprovadamente seu será aceito.

O órgão competente também solicitará a descrição perfeita de seu terreno no registo de bens e imóveis. É importante lembrar também que algumas terras são anteriores às leis de registros públicos vigentes, e, nestes casos, o proprietário também deverá regularizar o bem nos moldes atuais, atualizando seu registro. 

O desdobramento de terrenos, para as construtoras, é uma mão na roda! É um processo que pode simplificar para as empresas a aquisição de terrenos. Afinal, um terreno pode se tornar vários e ser utilizado para diversas finalidades. Assim, fica mais fácil de vender lotes. Além de tudo, é uma forma de também simplificar cronogramas de projetos da construtoras, reduzir custos e gastos e aumentar a eficiência do planejamento.

Aqui fica a dica de ouro: otimizar espaço e recursos é um dos maiores segredos da construção civil. Se você sabe como realizar isso, pode se destacar no ramo!

Para isso, é importante entender alguns dos benefícios do desdobramento de terras. Quer saber alguns? Vamos lá! 

  • Economia: A cobrança de IPTU é feita pelo tamanho do imóvel. Neste caso, a divisão do terreno, consequentemente o diminui, diminuindo também o valor do IPTU, economizando alguns custos;
  • Possibilidade de arrendamento: A parte dividida pode ser arrendada, o que é uma oportunidade financeiro muito boa ao proprietário;
  • Construção de outro imóvel: Como dito anteriormente, mais terrenos, mais finalidades e, com isso, maiores oportunidades de construção e venda de imóveis. Você pode até mesmo montar um negócio!
  • Facilidade de Venda: Para construtoras e incorporadoras, o loteamento aumenta as chances de vendas de terreno. Terrenos novos e bem cuidados podem ser mais atraentes.

Gostou das dicas? Assim fica mais fácil de entender, não é? O desdobramento de terreno pode proporcionar vários benefícios para as construtoras e, por isso, tem ganhado destaque. 

Lembre-se de sempre verificar com os órgãos competentes de seu município qual o tamanho mínimo da parcela urbana, para evitar problemas. Se seu terreno não atender os requisitos, não poderá ser desdobrado, em questão de não atender aos fatores exigidos.

E, por fim, é importante que a frente de seu terreno esteja voltada para a rua! Essa é uma das exigências dos órgãos, então, busque a rua registrada e anexe aos documentos que serão enviados ao processo burocrático.

Quer saber como fazer o desdobro de um terreno e quanto custa? Conheça a Assessoria DR! A assessoria que é especializada em Regularização de Imóveis e Aprovação de Projetos na Prefeitura. A empresa realiza todo o processo de aprovação na prefeitura, protocolo e retirada de comunique-se! Visite o site e saiba mais sobre os diferentes trabalhos que a Assessoria DR pode te auxiliar de forma qualificada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *