• 11 98416-6961
  • raquel@assessoriadr.com.br

Vai construir? Veja o que você precisa sobre o terreno

Vai construir? Veja o que você precisa sobre o terreno

O lugarzinho para você chamar de seu, deve ser bastante pensado e planejado, e existem algumas dicas fundamentais a serem seguidos por quem vai construir seu imóvel.
Confira nesse artigo alguns fatores que você precisa ter certo grau de atenção antes de seguir essa jornada.

Vai construir? Confira o que você saber sobre oterreno!

Antes de efetuar a compra de um terreno é preciso levar em consideração alguns pontos que visam impedir problemas futuros e possíveis dores de cabeça. Confira:

  • Dimensão: Uma dica para quem vai construir em um terreno é que se opte por um local com a metragem o mais quadrada possível! Saiba que quanto mais quadrado for o seu terreno mais ideal será para o projeto do seu imóvel. Logicamente existem algumas exceções, porém, geralmente essa dimensão é ideal para grande parte das necessidades básicas e possíveis adaptações.
  • Localização: Opte um por terreno que tenha uma localização agradável e eficiente. Geralmente os bairros mais novos possuem custos inferiores mas com grande valorização a curto prazo, e tornam-se ótimos investimentos. Leve em consideração também locais que sejam próximos de comércios, como padarias, mercados, farmácias, cabeleireiros e açougues, pois isso possibilita uma excelente avaliação de compra e venda e dessa maneira será possível que o morador realize maiores deslocamentos quanto for necessário.
  • Posição: Saiba que a melhor posição para um terreno é com a face virada para o norte. Isso porque dessa maneira é possível se obter mais incidência solar.
  • Solo: Para se certificar do tipo certo de fundação, é necessário fazer a contratação de uma sondagem que faça o perfil do terreno e assim determine em que camadas estão os solos ideais para apoiar o alicerce da sua construção. Caso você ainda esteja iniciando essa pesquisa. Procure observar se no local existem muitas pedras ou se há muita proximidade com curso de água ou rios, tubulações ou córregos. Essas condições são responsáveis pelo aumento dos custos de fundação e podem inclusive impactar nos prazos e características do projeto da obra.
  • Uma boa dica é perguntar aos vizinhos o tipo de fundação que eles adotaram.

Organize o orçamento e torne a sua construção eficiente

Antes de iniciar a construção de um imóvel é importante fazer uma simulação de todo o orçamento, considerando uma estimativa de quanto será efetivamente necessário para concluir a obra.

Para se obter um orçamento mais preciso é necessário solicitar os projetos arquitetônicos completos. Nesse sentido é valido ter tudo pronto e planejado para que se evite possíveis surpresas desagradáveis e desperdício de materiais e gastos excedentes que fujam da real necessidade.

Diante desse fato, você irá precisar de um projeto para começar a colocar a sua construção em ação.

É preciso no mínimo de um projeto aprovado na prefeitura da sua cidade para que a obra possa ser iniciada conforme as regras vigentes da legislação.

Sem um alvará devidamente aprovado, a sua obra poderá correr o risco de ser embargada, além das possíveis multas que poderão ser solicitadas.

Geralmente os projetos arquitetônicos podem custar cerca de 6% do valor da obra.

 

E a mão de obra?

Como é de conhecimento geral, para que uma obra seja bem sucedida é preciso recorrer à contratação de operários de diversas especialidades, como pedreiros, encanadores, eletricistas, pintores entre outros.

Quando a obra chegar na fase de acabamento será possível ainda contratar outros fornecedores como instalador de gesso, móveis planejados, decorador, etc.

Essas contratações podem ser realizadas por você ou pelo profissional responsável da sua obra.

O mais indicado é que sejam feitos contratados de toda e  qualquer mão de obra. Isso evitará possíveis dores de cabeças e estresses durante todo o processo da construção, garantindo que os resultados sejam entregues conforme a sua expectativa e solicitação inicial.

Existem duas maneira de se fazer a contratação desses profissionais –  por hora e por etapa ou tarefa. Para saber o modelo ideal, é importante realizar uma pesquisa detalhada com cada contratado e se informal sobre qual é a melhor opção, de acordo com o perfil do seu empreendimento e as necessidades de entrega. Isso garantirá que o trabalho seja executado com maior êxito e qualidade.

Se você vai construir, saiba que ao seguir essas dicas certamente poderá coletar bons frutos e desfrutar ainda mais do seu lar-doce-lar!

 

Vai construir? Veja o que você precisa sobre o terreno
Avalie este post
Raquel de Fátima

Empresária. Especialista em aprovação de projetos de prefeitura. Fundadora da D&R Assessoria e Legalização Imobiliária.

Deixar uma resposta

%d bloggers like this: